Somente a leitura nada transforma. Obre, ouse, exponha-se, comprometa-se e caminhe com empatia. . . . . . . . . . . . Transformando o Ser ==> www.transformandooser.blogspot.com

terça-feira, 8 de abril de 2014

Um livre pensador


Um livre pensador não é aquele que pode pensar em qualquer coisa. Ele pode sim pensar em qualquer coisa, mas um livre pensador muito mais o é pela forma de pensar, do que pelo tema a pensar.

A essência do livre pensador está na forma do como pensar, livre de tabus, preconceitos, limites, vergonhas, ou culpa, onde o desafio, a meta e o objetivo sejam sempre a verdade, não superficial dos fenômenos em si, mas a verdade real do submundo das engrenagens da realidade.


Um livre pensador ousa, alonga limites, destrói barreiras, contorna ou remove obstáculos, faz as perguntas sem medo do que possa encontrar, e está ciente de que a qualquer momento possa ter de abrir mão do que pensava, por um novo pensar. Um livre pensador provoca a própria realidade do pensar apenas para buscar novos limites, porem jamais abre mão da lógica e da racionalidade. Quando passa por pensamentos irreais ou loucos, é tão somente para desbravar novos limites, nunca para ser irracional ou para abrir mão de sua análise crítica. Ter a mente aberta nunca pode significar ter um buraco na mente que lhe permita aceitar impossibilidades, inverdades, ou itens já refutados pelo método científico, nem mesmo erros lógicos ou irracionalidades. É claro que um livre pensador pode pensar em qualquer coisa, inclusive em irrealidades, porem jamais abrirá mão da forma racional, crítica e lógica de pensar.

Um livre pensador sempre busca informações, conhecimentos existentes verdadeiros e multidisciplinares sobre o assunto em voga, sempre aplicará lógica e análise crítica, e mais ainda se usará de plena racionalização, e que se possível fará experimentações antes de encontrar o porquê do seu pensar. Sempre busca argumentações dos muitos lados envolvidos, dos opostos, em relação a todos os pontos de vista abarcados, para ir assim construindo o seu resultado final, e que jamais abrirá mão, sempre que possível, do método científico.


O livre pensador pode pensar em qualquer coisa, porem o mais importante para um livre pensador é ser honesto, livre e crítico no pensar, é pensar profundo, pensar certo, pensar livre de quaisquer amarras, é pensar cientificamente quando possível, mesmo naqueles assuntos onde a ciência esteja apenas engatinhando, é buscar sempre a verdade e nunca apenas a verossimilhança, nem mesmo buscar apenas argumentos para vencer discussões, muito menos busca, o livre pensador, soluções de consenso, enfim um livre pensador não vive de falácias, factoides, e nunca é um sofista. Um livre pensador, assim, é um ser aberto à transformação de si mesmo, à transformação de seu ser, pela transformação do como entende, percebe, ou apreende o que é ser, o que se pode conhecer, e o que é a realidade dentro das limitações do que se pode dela perceber, mas um livre pensador se transforma, não apenas pela vaidade científica de se transformar ou de mais saber, e sim pela humana capacidade de buscar verdades em tudo e poder aplicar o que for possível na melhoria de seu ser e da sociedade que é membro ativo, e assim corresponsável pelo que ela é, e pelo que ela pode ser. Um livre pensador sabe que não pode tudo saber, mas sabe que pode e deve sempre tentar, de forma lógica, racional, crítica e se possível por experimentação obter provas ou evidências que deem sustentação ou que promovam a refutação da argumentação, mesmo que possa nunca chegar a algum lugar definitivo nestas buscas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário