Somente a leitura nada transforma. Obre, ouse, exponha-se, comprometa-se e caminhe com empatia. . . . . . . . . . . . Transformando o Ser ==> www.transformandooser.blogspot.com

terça-feira, 22 de março de 2016

Encenações de amor

Somos todos, cada um de nós, parcialmente atores, parcialmente diretores de nossas vidas, e muitas vezes somos meros figurantes, carregados, arrolados, envolvidos e impactados, em nossa própria vida e nas vidas de todos irmãos, horas pelo próprio caos do natural viver, horas por inações, horas por anemia política e filosófica, horas por omissão, horas por domesticação, opressão, ou indução, e horas por interesses. 

É mister que existem irmãos em espécie seriamente engajados, não só por uma transformação necessária, mas também pela solidariedade e pela humanidade natural. Infelizmente, mesmo sem nos percebermos disto, muitos de nós acabamos por não nos doar em verdade, em não “darmos” nada (a menos das sobras, do que já nos incomoda, do que não mais nos interessa, ou das “velharias”), acabamos assim por não nos darmos aos outros, por estes outros, mesmo que necessitados. Todos sabem minha interpretação sobre a caridade, que necessária frente a “emergencialidade” dos fatos e necessidades, acaba não sendo fator de transformação e muitas vezes acaba sendo fator de manutenção do que aqui já está. Por favor não deturpem minhas palavras, entendo que a caridade é mais que necessária, é premente, e é linda, mas devemos ter firme postura de que necessitamos um comportamento muito maior do que o meramente caridoso.  Cabe aqui um adendo importante: do ponto de vista de quem recebe, de quem é foco, alvo da ação da “caridade”, pouco importa se o ato é por vaidade, por interesses, por mero atitude de se livrar de algo, ou outro qualquer motivo, pois a necessidade desconhece razões, a necessidade faz com que toda e qualquer “ajuda” seja sempre aceita e até bem-vinda. Muitas vezes apenas emprestamos (porque desejamos algo de volta), ou investimos (porque desejamos maiores retornos), ou buscamos colecionar bônus com algum ser transcendente, e desta forma acabamos por enganar, ou tentar enganar, a nós mesmos e os outros, tentando nos fazer crer que sabemos o significado da caridade, da doação, da sensibilidade, do comprometimento, e do altruísmo, quando apenas conhecemos o significado da vaidade, da arrogância, da presunção, dos interesses, e da necessidade que nos vejam encenando passos de amor.


#transformandooser