Somente a leitura nada transforma. Obre, ouse, exponha-se, comprometa-se e caminhe com empatia. . . . . . . . . . . . Transformando o Ser ==> www.transformandooser.blogspot.com

terça-feira, 6 de maio de 2014

Vivo aprendendo, e aprendo vivendo.

Modifico o mundo com minha existência, e sou por ele eternamente modificado. A transformação reciproca é um fato que decorre naturalmente pelo simples experimentar do viver este mundo. Nossa relação é completa, é “full duplex”, é integrada, sou com ele, e ele é comigo, transformo-o enquanto ele me transforma. A diferença é que não existe intencionalidade na atuação do mundo em mim, pelo menos não existe intencionalidade do mundo nesta ação, é o próprio caos da realidade existencial do mundo que me afeta e me transforma. Pode ser que uma ou outra pessoa ajam intencionalmente para influir em minha transformação, mas o universo, a natureza em si, age totalmente independente de intenções, de destinos ou de projetos. Podemos construir o mundo com intencionalidade, mas o mundo nos constrói e nos modifica sem intencionalidade. Enquanto realizo minha vida, imprimo no mundo mudanças, mínimas que sejam, deixo rejeitos, deixo objetos, destruo ecossistemas, construo cidades, deixo exemplos (bons e maus), e etc. Por onde caminho, deixo marcas no mundo, nem que sejam somente pegadas, mas quando termino o que realizava, o mundo já me mudou, sou diferente de quando comecei, mas a ação do mundo sobre mim não possui intencionalidade alguma, é mera reação natural do real sobre mim e sobre meu subjetivo.  

Ser livre

Ser livre é não ser preso a nada, entretanto, sendo servo racional da humanidade. É ser responsável pelos seus atos e pelos exemplos que deixa, é ser corresponsável pela sociedade que ajuda a manter e pela dignificação do humano, do social, do vivente e de toda imanente natureza. É ser compromissado como bem estar de todos. É ser comprometido pela defesa da vida e da natureza como um todo. É ser empenhado na busca da inclusão social de todos. É ser respeitador dos direitos e liberdades dos outros. Ser livre é enfim, ser livre para defender a liberdade humana, social e racional dos outros.