Somente a leitura nada transforma. Obre, ouse, exponha-se, comprometa-se e caminhe com empatia. . . . . . . . . . . . Transformando o Ser ==> www.transformandooser.blogspot.com

sexta-feira, 25 de julho de 2014

A política é afetada pela insensibilidade humana



A política é afetada pela insensibilidade humana, mas será a política a única ou principal culpada em si mesma? –Não! Entendo que não.

A política é movimentada, cooptada e sustentada por muitas fontes. A política é uma matriz de causas e efeitos. A política é importante para a sociedade, não por isto deve ser relegada ou abandonada. A política, toda política é um mar de interesses, e isso não é ruim, isto é o porquê da política, o que importa é separar a política rasteira e interesseira, da Política (com P maiúsculo) dos embates dos interesses por um interesse maior pelo social. Dentre todos os interesses que movimentam a política, infelizmente, entendo ser, no geral, na maior parte do tempo, o econômico aquele que de longe é o mais poderoso até hoje, aquele que mais agita e acalma o mundo político, não pela beleza de seus ideais, ou por sua justiça coletiva, e nunca pelo interesse social. O poder econômico possui nas mãos o poder de cooptar aliados políticos, e possui ele mesmo o poder de fazer novos políticos, e de eleger estes aliados, se não meramente pelo interesse ideológico, também pela capacidade de arregimentar aliados e interesseiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário