Somente a leitura nada transforma. Obre, ouse, exponha-se, comprometa-se e caminhe com empatia. . . . . . . . . . . . Transformando o Ser ==> www.transformandooser.blogspot.com

terça-feira, 6 de maio de 2014

Vivo aprendendo, e aprendo vivendo.

Modifico o mundo com minha existência, e sou por ele eternamente modificado. A transformação reciproca é um fato que decorre naturalmente pelo simples experimentar do viver este mundo. Nossa relação é completa, é “full duplex”, é integrada, sou com ele, e ele é comigo, transformo-o enquanto ele me transforma. A diferença é que não existe intencionalidade na atuação do mundo em mim, pelo menos não existe intencionalidade do mundo nesta ação, é o próprio caos da realidade existencial do mundo que me afeta e me transforma. Pode ser que uma ou outra pessoa ajam intencionalmente para influir em minha transformação, mas o universo, a natureza em si, age totalmente independente de intenções, de destinos ou de projetos. Podemos construir o mundo com intencionalidade, mas o mundo nos constrói e nos modifica sem intencionalidade. Enquanto realizo minha vida, imprimo no mundo mudanças, mínimas que sejam, deixo rejeitos, deixo objetos, destruo ecossistemas, construo cidades, deixo exemplos (bons e maus), e etc. Por onde caminho, deixo marcas no mundo, nem que sejam somente pegadas, mas quando termino o que realizava, o mundo já me mudou, sou diferente de quando comecei, mas a ação do mundo sobre mim não possui intencionalidade alguma, é mera reação natural do real sobre mim e sobre meu subjetivo.  
O ser humano e o mundo, a natureza e os de nossa espécie estão ligados, entrelaçados e compõem um único e complexo existir. Posso entender o mundo, compreender este mundo longe do homem, mas não posso entender o homem longe da luz da compreensão do mundo, ou melhor, não consigo entender o homem, não interligando sua existência com o mundo que o permite existir. De forma mais direta, o homem não existe sem o mundo, mas o mundo existe, existiu e existirá, independente da existência do homem. O mundo e todo o universo são plenos em si só, e o homem é fruto deste mundo. Ajo no mundo, altero o mundo, com ou sem intencionalidade, em contrapartida o mundo atua em mim, me transforma. Aprendo com ele, e aprendo nele, mas o mundo é muito maior do que eu, ele é. O mundo se basta, o homem não se basta, o ser humano é mundo-dependente. A vida humana é realizada dentro do mundo, sobre o mundo, com o mundo, e o mundo se realiza independente da vida humana, apesar de ser transformado por esta vida.

Vivo aprendendo e aprendo vivendo. Vivo aprendendo porque objetivamente estudo o mundo, minha relação com este mundo, minha relação com a vida que emana neste mundo, estudo o sujeito introspectivo, subjetivo e mental que existe na realização do viver neste mundo. Tento estudar objetivamente até mesmo o subjetivo que na verdade existe em cada um de nós, mas que somente existe porque o mundo existe. Aprendo vivendo, porque somente podemos algo fazer enquanto realizando a vida neste mundo, somente existe uma forma de aprender, é vivendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário