Somente a leitura nada transforma. Obre, ouse, exponha-se, comprometa-se e caminhe com empatia. . . . . . . . . . . . Transformando o Ser ==> www.transformandooser.blogspot.com

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Palavras

Palavras não conectadas com compromisso, frases desalinhadas das atitudes, por mais bonitas que sejam e por mais agradáveis que possam parecer, perdem sua força, exatamente pela falta do comprometimento global com o sentido daquilo falado ou escrito. Palavras são fortes, frases possuem poder? Sim, mas quando aderentes ao comportamento ganham ainda mais força e capacidade de mobilização. Muitas vezes o comportamento sozinho já fala por si só mais que muitas palavras. A força das palavras, se não corroboradas por empenho pessoal, comprometimento, dedicação, ousadia de tentar o que se fala, e empatia, com o passar do tempo vai perdendo seu brilho e seu potencial de impacto, pois todos passam a perceber que são meras palavras que não refletem realmente o como vivemos.


Exemplos possuem, muitas vezes, mais força que belas palavras, atitudes acabam por ter mais poder que muitos livros, e ousadia pode arrebatar mais mentes do que muitas oratórias bem estruturadas. Não quero dizer que palavras não possuam força, é claro que possuem, mas a motivação verbal é superficial e de baixa aderência e profundidade com o realizá-las. Motivam, sim, mas raramente realmente transformam, pois que atuam muitas vezes meramente de forma intelectual, onde as atitudes e o comportamento atuam direto no emocional e no entendimento daquilo que se está a fazer. Atitudes, comportamentos, exemplos, e ousadia acabam por motivar muito mais nossa capacidade de real transformação de nosso ser e também dos outros, transformando muito mais profundamente nossa existência.

Falar e escrever é importante, mais muito mais importante ainda é fazer, é viver, ou tentar viver o que se fala ou escreve. Algo que me deixa sobremaneira desconcertado é imaginar que meus filhos possam não ver aderência entre minhas palavras e meus comportamentos, é temer que possa parecer para eles apenas mais um criador de factoides do que um verdadeiro amante da vida. Se antes deles já me considerava responsável pelo que falava ou pelo que escrevia, se já me via comprometido com a transformação social deste mundo, o nascimento deles me motivou ainda mais a buscar ser sincero e coerente, palavras e atitudes, pensamento e compromissos, filosofias e realizações.  

A droga é que sendo um humano vulgar, comum, sou incompetente em me doar por inteiro na causa social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário